Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Minas Gerais > Januária > Falésia da Lapa de Rezar > Terra Brava

Ampliar imagem Terra Brava
Falésias próximas à Lapa de Rezar.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Terra Brava
Falésias próximas à Lapa de Rezar.
Foto: André Ilha
Terra Brava Imprimir informações da via
3º IV
Cadastrada por: André Ilha, em 21-01-2022 às 18:24
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 95 metros
Descrição: Boa escalada com proteção móvel, relativamente longa, feita em diversas enfiadas curtas, situada à esquerda da entrada da Lapa de Rezar. A via começa por uma fácil fissura em diagonal para a esquerda, seguida de uma exposta passagem para a esquerda e o domínio de um bom platô, Parada móvel em outro bom platô, na base de uma fissura larga.
A segunda enfiada começa por essa fissura, até chegar a outro bom platô de onde parte uma fácil e bonita sequência de agarras em concreções, Chega-se, então, a uma grutinha (P2).
A terceira enfiada começa pela esquerda da grutinha, seguida de uma linda sequência de agarras, bem vertical, porém bem protegida, até chegar a uma boa árvore (P3).
Desse ponto já seria possível sair por caminhada para o topo da falésia, mas a via prossegue diretamente para cima, até o topo do pontãozinho onde está localizada, por uma fissura larga, fácil e bonita. No cume do pontão, nova parada (P4), em um friends grandes. A enfiada final, até o topo da formação principal, começa com uma travessia por uma fina (e pontiaguda!) aresta e, depois, pega uma última fissura, também fácil, até P5, em outra árvore. Descida por caminhada, passando ao lado da claraboia da lapa de Rezar, seguida de curto rapel em árvore para retornar ao chão.
Tanto a localização da escalada (no mapa abaixo) quanto a sua orientação são APROXIMADAS, precisando ambas ser melhor identificadas.
Coordenadas: -15.143421751229196,-44.235932280444324
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalots do .3 ao 5 e fitas longas.
Data da conquista: 18/07/1993
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui